Avenida Indianópolis, 171 - Moema - São Paulo - SP - 04062-001

(11) 95899-1051

Avenida Indianópolis, 171 - Moema - São Paulo - SP - 04062-001

Notícias

Ansiedade afeta fertilidade?

Esperar que aqueles dois tracinhos indiquem a gravidez tão desejada não é fácil.
Muitas vezes, a ansiedade está ali, pulsante, o tempo todo presente na esperança de que o positivo venha logo e confirme que o sonho da gestação está se realizando.
Porém, é preciso estar atenta se for algo intenso e persistente, e se preciso buscar o apoio psicológico nessa hora.

Isso porque para que a gravidez ocorra um dos importantes fatores envolvidos é o equilíbrio hormonal, que pode ser afetado por disfunções psicológicas como a ansiedade, resultando, por exemplo, em problemas na ovulação.
A ansiedade pode atingir o sistema endócrino (cuja função está ligada à produção e liberação de hormônios fundamentais para o aparelho reprodutor), prejudicando as ações hormonais e por consequência sendo uma forte aliada da infertilidade; estresse constante também pode ter o mesmo efeito.

Inclusive, estudos relacionam, no homem, o estresse a alterações nas características dos espermatozoides, como concentração, motilidade e morfologia.
Na mulher, as questões emocionais podem comprometer, ainda, a maturação e o transporte dos óvulos, promovendo, até mesmo, a produção de algumas enzimas que tornam o útero desfavorável à gravidez.

O corpo e a mente conversam, portanto, um influencia o outro; não só na fertilidade, mas na saúde como um todo. Então, cuide da sua saúde mental sempre, combinado? Você merece uma saúde emocional de qualidade! ⠀
E lembre-se: busque ajuda de um especialista em reprodução humana, se necessário.
A sua hora vai chegar, não desista da sua família!
« Voltar