Avenida Indianópolis, 171 - Moema - São Paulo - SP - 04062-001

(11) 95899-1051

Avenida Indianópolis, 171 - Moema - São Paulo - SP - 04062-001

Notícias

Mito! Quem tem cisto ovariano pode engravidar, sim.
Cistos no ovário raramente provocam infertilidade, mas eles podem, em alguns casos, dificultar a concepção por conta de possíveis alterações hormonais. Por isso, é importante que a mulher faça acompanhamento médico, sobretudo se estiver tentando engravidar.

O cisto nada mais é que uma “bolsa” repleta de substância líquida ou material semissólido que pode se formar em um ou nos dois ovários. Eles surgem e desaparecem espontaneamente durante o ciclo menstrual e, na maioria das vezes, não apresentam qualquer risco.
No entanto, quando há sintomas, por exemplo, é preciso tratamento individualizado (que é quase sempre simples, mas essencial para promover a saúde da mulher).

Geralmente a presença do cisto é silenciosa, mas em quadros de maior gravidade pode haver sinais como dor pélvica, inchaço na região do abdômen, dor na relação sexual, constipação, sangramento fora do ciclo, menstruação irregular e dor nas costas.
Por isso, pode ser necessária a utilização de medicamentos para evitar que novos cistos se desenvolvam e também para eliminar os já existentes, ou, principalmente se forem grandes e persistentes, pode ser recomendada ainda a cirurgia de retirada.
« Voltar