Avenida Indianópolis, 171 - Moema - São Paulo - SP - 04062-001

(11) 95899-1051

Avenida Indianópolis, 171 - Moema - São Paulo - SP - 04062-001

Notícias

Diabetes pode afetar a fertilidade?

Que tal essa ideia para a nova nota de R$ 200,00? Entrei na brincadeira, mas, na verdade, para falar hoje de um assunto sério: diabetes pode afetar a fertilidade? Infelizmente, sim!

- Nas mulheres:

A doença no geral pode causar deficiência hormonal, podendo acarretar menstruação irregular e ausência de ovulação.
O problema pode provocar também aumento das chances de aborto.

- Nos homens:

Quanto à população masculina, o diabetes pode promover a disfunção erétil e ejaculação retrógrada: um problema incomum no qual o fluído seminal, ao invés de sair normalmente pela uretra, flui em sentido contrário - ou seja, durante a ejaculação o esperma vai em direção à bexiga. Portanto, ele não chega ao óvulo e não há fecundação.

Além disso, pode haver, em alguns casos, um prejuízo ao DNA do espermatozoide, diminuindo sua qualidade e, por consequência, afetando as chances de fertilização e o risco de abortamento.
Mas calma, ter diabetes não quer dizer necessariamente que haverá problemas para gestar. Com o acompanhamento médico adequado, tudo pode correr de maneira tranquila, antes e durante a gravidez.

O importante é sempre manter a doença bem controlada, conversar com o seu médico sobre o desejo de ter filhos, seguir as recomendações, e, se há dificuldade para engravidar, buscar o auxílio de um especialista em reprodução humana o quanto antes.
Não desista, vai dar tudo certo!
« Voltar