Avenida Indianópolis, 171 - Moema - São Paulo - SP - 04062-001

Avenida Indianópolis, 171 - Moema - São Paulo - SP - 04062-001

Notícias

É possível que o óvulo fertilizado se implante no útero, mas sem o desenvolvimento do embrião: mito ou verdade?⠀
Infelizmente, verdade!
Essa condição se chama , que pode acontecer devido a uma falha genética durante a fecundação. O útero até se prepara para abrigar e acolher o embrião, placenta e saco gestacional, inclusive, estão presentes, contudo, o embrião não se desenvolve.

➡O corpo pode apresentar os sintomas de gravidez pelos primeiros três meses de gestação, mas quando percebe que não há feto crescendo, ela é interrompida e há o aborto espontâneo.

Cólicas abdominais moderadas ou intensas e sangramento vaginal podem ser indícios do problema, mas nem sempre são indicativos certeiros da gravidez anembrionária.
Somente o ultrassom (muitas vezes feito mais de uma vez) consegue fazer um diagnóstico efetivo, confirmando que o saco gestacional está vazio e que não há batimentos cardíacos do feto.

Mas é algo que pode acontecer e não significa o fim da linha. Fique calma! Normalmente é um incidente isolado, mas mesmo assim o acompanhamento médico é fundamental. Agora, se for algo reincidente, é preciso investigar a fertilidade do casal para determinar a causa e escolher o melhor tratamento. Mulheres com mais de 38 anos de idade e homens acima dos 40 anos podem oferecer mais riscos para o surgimento dessa condição.

E se você passou por isso e está se perguntando quando pode tentar engravidar novamente, é indicado esperar pelo menos 3 meses, combinado?
Mas não desista, sua família vale a persistência. E se preciso, busque ajuda especializada. Conte comigo!