Avenida Indianópolis, 171 - Moema - São Paulo - SP - 04062-001

(11) 95899-1051

Avenida Indianópolis, 171 - Moema - São Paulo - SP - 04062-001

Notícias

Entenda a Receptividade Endometrial!

Hoje é dia de conversarmos sobre a receptividade endometrial.
O endométrio é o tecido que reveste o interior do útero, é nele onde o óvulo fecundado se instala. O papel dele é oferecer condições ideais para nutrição do óvulo fecundado e, portanto, implantação do embrião para início da gestação. Há um momento específico para isso ocorrer que pode ser por volta, geralmente, do dia 10 e 21 do ciclo menstrual: a chamada janela de implantação.
Desse modo, a receptividade endometrial é quando o endométrio está justamente nesse período mais receptivo à fixação do embrião no útero, de forma a acolhê-lo e auxiliar na sua implantação e desenvolvimento.

Há, inclusive, um teste específico de receptividade endometrial (ERA) que indica mais precisamente o momento em que o endométrio está pronto para receber o óvulo fertilizado.
Esse exame é importante porque parte das mulheres possui a janela de implantação, que citei acima, em dias do ciclo que fogem do padrão.


Então, sobretudo na Fertilização in Vitro (FIV), alinhar a transferência embrionária no tempo certo para a implantação adequada do embrião no útero é extremamente importante para diminuir os riscos de falha e aumentar as chances de gravidez.
« Voltar