Avenida Indianópolis, 171 - Moema - São Paulo - SP - 04062-001

(11) 95899-1051

Avenida Indianópolis, 171 - Moema - São Paulo - SP - 04062-001

Notícias

Não necessariamente. MITO! O fato de ter apenas uma das chamadas Trompas de Falópio, ou tubas uterinas, não é no geral determinante para impedir uma gravidez. Lembrando que o papel delas é promover o transporte dos óvulos do ovário para a cavidade uterina. E é nelas que ocorre a fecundação.

A gente sabe que no período fértil da mulher é liberado óvulo de um dos ovários alternadamente, ou seja: ora do direito, ora do esquerdo, certo? Mas mesmo que haja meses em que essa ovulação ocorra no lado da trompa retirada, não há prejuízo nas chances de concepção, porque se a única trompa existente for móvel, ela é capaz de “buscar” o óvulo liberado no lado oposto ao dela.

É claro que se você possui apenas uma trompa e observa que está demorando pra engravidar, procure um especialista em reprodução humana.
Ele esclarecerá suas dúvidas, indicará exames importantes, como ultrassom e histerossalpingografia, e investigará possíveis causas que possam estar ligadas à dificuldade em gestar (outros fatores, que não a trompa, podem na verdade estar envolvidos, como idade ou mesmo infertilidade masculina).
A Fertilização in Vitro (FIV) pode ser uma boa opção de tratamento, dependendo do caso.
 
« Voltar