Avenida Indianópolis, 171 - Moema - São Paulo - SP - 04062-001

(11) 95899-1051

Avenida Indianópolis, 171 - Moema - São Paulo - SP - 04062-001

Notícias

Você já ouviu falar da Anovulação? Ela é basicamente a ausência da ovulação.

Vamos entender: normalmente a mulher ovula mensalmente, ou seja, todos os meses o óvulo amadurece, é liberado por um dos ovários para ser fecundado e ocorrer uma possível gravidez.

Desse modo, se o óvulo não é liberado pelo ovário (ciclo anovulatório) não há gestação, e temos um sinal de que pode haver um distúrbio hormonal. Nesse caso, os hormônios não estão em níveis adequados para promover a ovulação.
É normal que isso aconteça em um ou outro ciclo, principalmente após a primeira menstruação e perto da menopausa, mas se for algo persistente na vida fértil da mulher é importante buscar auxílio de um especialista.

As causas da anovulação incluem Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), distúrbios no funcionamento da glândula tireoide, hiperprolactinemia (produção excessiva da substância que age na fabricação do leite), tumores, peso abaixo ou acima do normal.

Os sinais do problema consistem em ciclos menstruais irregulares, curtos e com atrasos significativos, sangramento visivelmente menor (ou inexistente - não menstruar por 3 meses seguidos já é um alerta importante) e ausência do muco habitual mais espesso associado ao período fértil. O médico, inclusive, consegue detectar a ausência de ovulação por meio de exames.

Vale ressaltar que a reprodução assistida é uma forte aliada de mulheres com problemas ovulatórios que desejam engravidar. Não desista, busque ajuda!
« Voltar