(11) 5555-9191

(11) 95899-1051

Rua Groenlândia, 508 - Jardim América - São Paulo - SP - 01434-000

Notícias

O período fértil, sem dúvidas, é um fator importantíssimo para quem está tentando engravidar! Em cada ciclo menstrual, ele dura cerca de seis dias, e, considerando um ciclo regular, pode acontecer de 10 a 14 dias após o primeiro dia da última menstruação.

É nessa fase que ocorre a ovulação, ou seja, o óvulo é liberado por um dos ovários para ser fecundado por um espermatozoide, caso ocorra a relação sexual.
Essa janela de fertilidade, normalmente, abre 5 dias antes da ovulação e fecha por volta de 1 dia após a mulher ovular.

Esse intervalo leva em consideração a capacidade de sobrevivência do espermatozoide, que é de até cinco dias após a relação sexual. Durante todo esse tempo, ele consegue alcançar e fecundar o óvulo, que, por sua vez, só dura 24h, após a ovulação.
Por isso, recomenda-se que o casal namore, sobretudo, de um a dois dias antes da data em que a tentante deve ovular, assim há uma maior chance de gravidez.

E mais: além dessa conta matemática, o corpo feminino também pode manifestar sinais de alerta sutis indicando a fase fértil do ciclo, tais como aumento da libido, secreção vaginal de cor transparente/clara de ovo, leves pontadas no “pé” da barriga e temperatura ligeiramente mais alta - nós a chamamos de basal, que é a temperatura corporal em repouso. Sendo assim, é importante medi-la assim que acorda.
« Voltar