notícia completa:

A INFERTILIDADE É HEREDITÁRIA?

Será que existe infertilidade hereditária ou é um mito?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a infertilidade atinge 48 milhões de casais e 186 milhões de pessoas em todo o mundo, correspondendo a 15% da população em nível global. 

Nesse contexto, é comum que as pessoas se perguntem se essa dificuldade para engravidar está relacionada a uma infertilidade hereditária, ou seja, passada dos pais para filhos.

E a verdade é que a infertilidade pode ser causada por diversos aspectos: fatores masculinos, femininos ou uma combinação de ambos; o problema pode envolver desde fatores de estilo de vida, infecções, problemas hormonais, até condições genéticas que, em alguns casos, podem, sim, ser hereditárias.

AS PRINCIPAIS CAUSAS DA INFERTILIDADE 

Antes de a gente falar da infertilidade hereditária, é essencial conhecer outros fatores que mais frequentemente resultam nas dificuldades para conceber, tais como: 

– Hábitos ruins, como tabagismo, excesso de álcool, sedentarismo, alimentação ruim;

– Obesidade; 

– Idade;

– Infecções sexualmente transmissíveis; 

– Inflamação;

– Disfunções ovulatórias;

– Fatores hormonais;

– Doenças crônicas, entre outros.

Tendo em mente essas causas mais comuns, em muitos casos, a infertilidade não é hereditária, mas isso não quer dizer que a hereditariedade não possa desempenhar uma função de destaque em determinados quadros.

Vamos entender melhor!

O PAPEL DA INFERTILIDADE HEREDITÁRIA

A incapacidade de conceber um filho pode envolver fatores genéticos herdados, isso porque determinadas mutações nos genes podem passar dos pais para os filhos afetando a produção e o amadurecimento dos gametas masculinos ou femininos (espermatozoides e óvulos). Alguns exemplos incluem a síndrome do X frágil (anomalia genética ligada ao cromossomo X) e a Síndrome de Kallmann (doença genética rara). 

Além disso, algumas condições que, muitas vezes, comprometem a fertilidade, como a endometriose, a azoospermia (ausência de espermatozoides), a menopausa precoce e os ovários policísticos podem abranger a hereditariedade. 

Essa associação ainda não é totalmente compreendida, mas existem evidências que indicam que características genéticas desempenham um papel importante no desenvolvimento desses problemas. Alguns dados sugerem que podem ser transmitidos geneticamente, outros evidenciam que são resultado de uma combinação de aspectos ambientais e genéticos.

EXISTE TRATAMENTO PARA A INFERTILIDADE HEREDITÁRIA? 

A infertilidade, seja ela hereditária ou não, é um problema que pode ser solucionado, através de técnicas como a fertilização in vitro, a inseminação intrauterina (chamada também de artificial), assim como uso de óvulos ou espermatozoides doados, por exemplo.

Então, se você ou seu parceiro(a) estão enfrentando problemas para engravidar, com ou sem histórico familiar de condições genéticas e hereditárias, não hesite em procurar ajuda médica especializada para adotar o melhor caminho até a concretização do seu sonho.

Persista, insista, não desista!

___________________________________
Dr. Ricardo Luba
Especialista em Reprodução Assistida
CRMSP: 113528 RQE: 343951

Facebook
Twitter
LinkedIn