Talvez você nem imagine, mas endometriose pode afetar o intestino, quando isso acontece chamamos de endometriose intestinal, uma condição em que um tecido semelhante ao endométrio (parede que reveste a região interna do útero) cresce fora do útero e invade o trato intestinal. Esse crescimento anormal, chamado também de lesão/lesões, pode ocorrer em diferentes partes do intestino, incluindo o cólon, o reto, o ânus e a região anal.
Quais os sintomas da endometriose intestinal? Como é o diagnóstico e o tratamento do problema? Se você quer saber mais, siga a leitura e confira informações importantes sobre esse assunto!
ATENÇÃO AOS SINTOMAS DA ENDOMETRIOSE INTESTINAL
Eu acho importante ressaltar que os sintomas da endometriose intestinal podem variar dependendo da gravidade da condição e da localização do tecido endometrial. Mas, no geral, há sinais mais comuns que vou listar aqui para você (fique atenta):
– Dor abdominal intensa;
– Cólicas menstruais muito fortes;
– Diarreia;
– Constipação;
– Sangramento nas fezes;
– Dor e dificuldade durante as evacuações ou relações sexuais.
Vale ressaltar que esses sintomas podem piorar e ser mais evidentes durante a menstruação, mas também podem ocorrer fora do período menstrual.
E O DIAGNÓSTICO DA ENDOMETRIOSE INTESTINAL?
O diagnóstico da endometriose intestinal geralmente começa com uma consulta médica para discutir os sintomas e histórico médico da paciente. O médico pode então realizar um exame físico e solicitar exames complementares, como ultrassonografia transvaginal, ressonância magnética, tomografia computadorizada ou colonoscopia, para avaliar a extensão da endometriose e identificar possíveis lesões no intestino.
Além disso, o especialista pode solicitar uma biópsia do tecido afetado para confirmar o diagnóstico de endometriose intestinal. Esse procedimento envolve a remoção de uma amostra do tecido afetado para análise laboratorial.
A biópsia também pode ajudar a determinar a gravidade da doença e orientar o tratamento.
SAIBA COMO É FEITO O TRATAMENTO DA ENDOMETRIOSE INTESTINAL
O tratamento da endometriose intestinal depende da gravidade dos sintomas e da extensão da doença. As opções de tratamento incluem:
– MEDICAMENTOS: o uso de medicamentos hormonais, como contraceptivos orais combinados, agonistas do hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH), progestinas e inibidores da aromatase, pode ajudar a aliviar os sintomas da endometriose intestinal. Esses medicamentos ajudam a suprimir a produção de estrogênio e reduzem a inflamação e o crescimento do tecido endometrial fora do útero.
– CIRURGIA: em casos mais graves, a cirurgia pode ser necessária para remover as lesões da doença e restaurar a função normal do órgão afetado. O procedimento pode ser realizado, por exemplo, por laparoscopia ou laparotomia, dependendo do caso.
– TERAPIA complementar: algumas mulheres com endometriose intestinal podem se beneficiar de terapias complementares, como acupuntura, fisioterapia e terapia nutricional, para aliviar a dor e reduzir a inflamação.
E mais: justamente por ser uma doença que, muitas vezes, causa fortes dores, que podem ser persistentes e incapacitantes, pode ser necessário o suporte de um médico especializado no tratamento da dor para que, em conjunto com o ginecologista, ele contribua para o tratamento integral da endometriose.
Leia também: Endometriose tem cura?
___________________________________
Dr. Ricardo Luba
Especialista em Reprodução Assistida
CRMSP: 113528 RQE: 343951